Para quem está ansioso para as chegadas dos já anunciados Fiat Argo e Cronos 1.3, uma boa notícia: a montadora Fiat já está em fase final de teste dos dois veículos, que contam com inédita transmissão automática do tipo CVT. 

De acordo com pessoas de dentro da própria Stellantis os dois carros serão apresentados junto com as novidades da linha 2023 no final do próximo mês de maio. 

Diante disso, com base numa corriqueira estratégia de divulgação gradativa, o Cronos já está rodando por aí quase sem camuflagens o que mostra que a linha do sedã sofrerá sua maior atualização desde o lançamento do modelo há quatro anos.

O novo câmbio será a maior novidade da dupla. No flagra divulgado nas redes sociais é possível ver que o sedã não terá mudanças visuais profundas, apenas ganhará a nova logomarca da empresa colocada ao centro da tampa do porta-malas. 

Também tem a inscrição Drive AT, indicando qual será a versão com câmbio automático. Vale lembrar que o Cronos já teve a versão 1.8 e.TorQ com transmissão de seis marchas Aisin mas que saiu de linha junto com o motor que não se enquadrava mais nas regras de emissões do Proconve L7. 

Também chegou a ter por um curto período uma versão com o câmbio automatizado GSR, atualização do Dualogic. Agora, a novidade usará o câmbio CVT que já existe no Pulse mas que não virá acompanhada de motor 1.0 turbo de 130cv.

A transmissão automática que simula sete velocidades será acoplada ao motor 1.3 Firefly, que entrega 107 cv com torque de 13,7 kgfm com etanol e 98 cv com torque 13,2 kgfm com gasolina. Atualmente, a Fiat comercializa o Cronos na versão 1.3 Flex 4P por R$ 86.177 e Drive 1.3 Flex 4P por R$ 91.974.

A Fiat, que importa o Cronos de Córdoba, na Argentina, vendeu 785 unidades em março e 3.369 no acumulado do ano, o que o deixou atrás dos rivais. O Chevrolet Onix Plus, líder do segmento, teve 4.179 unidades compradas no mês passado e 12.181 unidades emplacadas no primeiro trimestre.

Também está atrás do novo Honda City com 1.992 unidades negociadas em março e 5.362 unidades comercializadas nos três primeiros meses do ano. Os dados são da Fenabrave. 

E aí, ansioso para as chegadas do novo Fiat Argo e Cronos na Saga Fiat? Mas enquanto esse dia, que está próximo, não chega, que tal aparecer para conhecer de perto todas as nossas opções e modelos? Passe aqui: o café já está quentinho!