Após cinco anos, a Fiat está de volta à liderança de vendas entre as marcas automotivas. Isto porque, em setembro deste ano, ninguém vendeu mais veículos do que a montadora italiana.

E nada de aperto para conquistar a liderança. Pelo contrário! A Fiat liderou em setembro com uma margem tranquila de distância para a segunda colocada, a Volkswagen, que deixou para trás a General Motors, terceiro lugar no pódio.

Mais atrás, em do quarto ao décimo lugar, ficaram, respectivamente, Hyundai, Toyota, Ford, Renault, Jeep, Honda e, fechando o top 10 em vendas, a Nissan.

Para conquistar o primeiro lugar, a Fiat comercializou 39.090 carros, o que representa 19,66% das vendas no período. Na sequência aparece a Volkswagen, com 33.978 carros vendidos (17,09%) e, na terceira posição, a General Motors, com 31.780 vendas (15,99%).

Em termos gerais, o mercado automotivo em setembro apresentou uma alta de 14,56% em relação ao mês de agosto no número de emplacamentos de automóveis e comerciais leves.

Ao todo, foram 198.792 unidades, o que, no entanto, ainda deixou o mercado com queda de 10,92% em relação ao mesmo período de 2019 e 32,88% abaixo no acumulado do ano com 1.298.630 unidades, numa clara demonstração dos efeitos da pandemia no setor.


Fiat Strada: o campeão de vendas

A responsável pela liderança isolada da Fiat no ranking de vendas tem nome: Fiat Strada. Com 11.842 emplacamentos em setembro, a Nova Strada repetiu o feito do primeiro trimestre de 2014, quando também esteve na liderança entre os modelos mais vendidos do país.

Outro dado importante desta liderança conquistada pela Nova Strada é a demonstrada vocação da Nova Strada como picape de trabalho. Mais de 50% das vendas se concentram nas versões de cabine simples, especialmente a versão Endurance – a mais básica.

A Fiat, porém, não esconde o olhar atento direcionado aos consumidores interessados na versão top de linha – a Volcano: "Clientes que já eram consumidores da Fiat e tinham carros como Palio, Linea e Punto estão enxergando uma alternativa diferenciada na versão cabine dupla da Strada", afirma Herlander Zola, diretor da FCA para a América Latina.

E aí, pronto para engrossar a lista de proprietário de uma Nova Strada, o carro mais vendido do Brasil? Maravilha! Então passe hoje mesmo na Saga Fiat  mais perto de você. Escolha a unidade mais próxima. São estas as nossas 5 unidades (4 no DF e uma no Maranhão)? Venha tomar um café conosco!