A indústria automobilística está em constante evolução, e as parcerias entre montadoras de diferentes partes do mundo têm se tornado cada vez mais comuns. 


Recentemente, um acordo entre a Stellantis, conglomerado que engloba marcas como Fiat e Chrysler, e o fabricante chinês Leapmotor trouxe à tona a possibilidade de fabricação de carros elétricos da marca chinesa nas instalações da Fiat em Turim-Mirafiori.


A notícia surgiu após o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, expressar sua consideração sobre a produção dos veículos Leapmotor na Itália. Essa possível parceria visa apoiar o lançamento dos carros elétricos da Leapmotor no mercado europeu, ampliando ainda mais as opções de veículos elétricos acessíveis para os consumidores.


Segundo relatos da mídia italiana, a produção dos carros elétricos da Leapmotor em Turim-Mirafiori poderia começar já em 2026 ou 2027, com uma capacidade de até 150.000 unidades por ano. Essa movimentação representaria uma nova fase para a fábrica da Fiat, que tem uma história rica na produção de veículos icônicos.


Atualmente, a fábrica de Mirafiori já produz modelos como o Maserati Levante e o Fiat 500e. No entanto, a produção do 500 elétrico está prevista para ser encerrada até o final de 2026, abrindo espaço para a fabricação dos carros elétricos da Leapmotor. 


Essa transição é vista como uma forma de aproveitar ao máximo a capacidade da fábrica e atender à crescente demanda por veículos elétricos no mercado europeu.


A parceria entre a Stellantis e a Leapmotor também é impulsionada pela criação de uma joint venture na Holanda, chamada Leapmotor International. Essa iniciativa visa facilitar a exportação, venda e produção dos veículos Leapmotor fora da China, com o objetivo ambicioso de vender pelo menos 500.000 carros por ano a partir de 2030.


Os primeiros modelos a serem produzidos podem incluir o SUV de tamanho médio C10 e o subcompacto T03, ambos com especificações semelhantes aos modelos elétricos de sucesso já presentes no mercado europeu. 


Essa iniciativa representa não apenas uma expansão das opções de veículos elétricos, mas também uma oportunidade de aproveitar a expertise e a capacidade de produção da Fiat para impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria automobilística.


A possibilidade de fabricação de carros elétricos da Leapmotor nas instalações da Fiat em Turim-Mirafiori marca um novo capítulo na história da indústria automobilística, onde parcerias globais e a busca por soluções sustentáveis estão moldando o futuro da mobilidade. 


É um passo ousado, porém promissor, que pode abrir portas para uma nova geração de veículos elétricos acessíveis e eficientes.


Explore a próxima geração de mobilidade sustentável! Visite a Saga Fiat e conheça os carros elétricos que estão transformando o cenário automotivo. Agende sua visita agora mesmo e dê um passo em direção ao futuro.