O seu sonho é pegar uma estrada de chão com a sua Fiat Strada? Ótimo! Então você é daqueles que adoram a terra batida, a trepidação que gera adrenalina e prazer, o contato com a natureza, enfim, as emoções que só o off-road proporciona.

Mas para enfrentar tudo isso, nem sempre bastam vontade e vocação. Antes é necessário ter noções básicas de condução fora de estrada, bem como conhecimento sobre a dinâmica das famosas “estradas de chão”.

Isso evita surpresas desagradáveis no meio do caminho, além de garantir uma experiência na terra batida mais segura para quem é iniciante nesse tipo de aventura.

Atenção, portanto, para as três super dicas básicas sobre o fora de estrada que serão dadas a seguir e que te auxiliarão a ter uma experiência incrível em trilha.


1 – Leve instrumentos essenciais

É muito comum quem se atira por trilhas e estradas de chão experimentar situações que, embora relativamente comuns, estão fora do script. Estes são alguns exemplos de dissabores: atolamentos, panes elétricas, pneus furados e por aí vai.

Para lidar com esses imprevistos, vale a pena ter no carro os seguintes equipamentos: cabo para ligação direta (para a popular “chupeta”), bomba para calibrar pneus, pás pequenas, lanterna, capa de chuva, luvas, facão, machado, cinta ou corda para reboque, prancha de desatolagem (se possível) e spray reparador de pneus.


2 – Atenção ao transpor áreas alagadas

Um cuidado fundamental que todo mundo que pega estrada de chão deve ter é o de, antes de transpor um rio ou área alagada, descer primeiro do carro e verificar a profundidade da água com um pedaço de pau, bem como o tipo de piso e se há correnteza.

Isso evita surpresas desagradáveis e até mesmo acidentes graves. Depois de verificar tudo, engate a tração reduzida e passe devagar pela área alagada, seguindo um ritmo constante, para não formar ondas na água.


3 – Aprenda a sair do atoleiro

Este imprevisto também é muito comum para quem enfrenta estrada de chão: de repente, as rodas começam a girar em falso, com o carro não se movendo mais nem para frente nem para trás. A experiência requer, antes de tudo, paciência do condutor.

Portanto, a primeira medida a se tomar após atolar é esta: pare! Não tente dar ré ou sair de primeira. Com a tração com o solo perdida, acelerar só contribuirá para afundar os pneus ainda mais no atoleiro.

O correto é descer do carro e fazer um calço para os pneus no sentido para onde eles devem girar. Se preferir, você pode molhar a areia para compactá-la, caso o solo seja arenoso. Pedras (sem ponta), galhos e pedaços de madeira também podem ser úteis.

Gostou das nossas três super dicas para uma pilotagem segura em estrada de chão? Sim? Então o que está faltando para você pegar hoje mesmo um off-road?

Se for a sua Fiat Strada, visite agora mesmo a Saga Fiat e conheça de perto todas as versões do modelo.