O Fiat Strada é um sucesso nacional. Não à toa, a notícia de que, até dezembro, chegará às concessionárias o Fiat Strada com câmbio CVT tem causado frisson entre os amantes do modelo.

E comemoram com razão, pois a Fiat já confirmou que a picape sem pedal de embreagem estará nas concessionárias até dezembro, combinado ao motor 1.3 Firefly de 107 cv – com a potência reduzida em 2 cv para atender as regras do Proconve L7.

A chegada da Fiat Strada CVT havia sido antecipada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América Latina, em diversos momentos desde o início de 2020, antes mesmo da nova geração da picape compacta iniciar as vendas. 

O lançamento desta transmissão já estava previsto para este ano, visto que, na época, ainda estava em desenvolvimento. A última vez que o executivo falou a respeito foi em maio, reafirmando que a estreia aconteceria no 2º semestre de 2021.

A Strada trará o motor 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 kgfm, quando abastecido com etanol (2 cv e 0,5 kgfm a menos do que a versão disponível hoje), combinado ao CVT simulando 7 marchas e feito pela japonesa Aisin. 

A previsão é que esteja disponível tanto com Cabine Plus quanto Dupla, atendendo tanto quem usa a picape para trabalho quanto para passeio, mas fontes ligadas à marca revelam que a estreia acontecerá na inédita versão Ranch.

E quanto ao 1.0 turbo? Por enquanto, a Fiat não confirma sua chegada. Tanto Filosa quanto Herlander Zola, diretor da marca Fiat, revelaram anteriormente que a possibilidade até existe, mas que estava em estudos.

 O presidente da Stellantis chegou até a dizer que a picape tinha uma prioridade baixa na lista de carros para receber os motores turbo da empresa – o 1.0 aparecerá primeiro no Jeep Renegade e nos Fiat Argo e Cronos.

Mas enquanto o Fiat Strada prometido para dezembro não chega à concessionária, que tal dar um pulinho na Saga Fiat para ver os modelos disponíveis? Temos 5 unidades (4 no DF e uma no Maranhão): escolha a mais próxima de você.